Voltar ao topo

Ecocardiograma

O ECOCARDIOGRAMA COM DOPPLER ou ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO é realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo.

É aplicado um gel transparente e inócuo no tórax do paciente onde é colocado o transdutor do aparelho que emite ondas acústicas (ultrassom). O exame é indolor e não evasivo.

Este exame permite obter informações da morfologia e das funções do coração.

A duração do exame é variável e não exige qualquer preparação prévia.

INSTRUÇÕES AO PACIENTE

  • Caso o paciente tenha feito cirurgia do coração é necessário trazer a carta médica;
  • Trazer exames anteriores.
  • A ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com doppler é um exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
     
    Como é feito
    Com o paciente deitado, as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos (salvo exceções).
     
    Indicação
    Está indicado para a avaliação de:
     
    Função ventricular esquerda, de dispneia e edema, e das cardiomiopatias.
    Valvopatias de sopro cardíaco e de próteses valvares.
    Dor torácica com suspeita de etiologia cardíaca, com diferenciação entre síndrome isquêmica aguda, pericardite, dissecção de aorta, estenose valvar aórtica, prolapso de valva mitral, cardiomiopatia hipertrófica e outras patologias extracardíacas, como tromboembolismo pulmonar, doenças do esôfago ou osteoneuropatias.
    Efeitos da hipertensão arterial sistêmica.
    Eventos cardioembólicos, centrais ou periféricos.
    Hipertensão no tromboembolismo pulmonar e em doenças pulmonares.
    Substrato anatômico para arritmias e síncope.
    Massas e tumores intracardíacos.
    Doenças do pericárdio.
    Doenças da aorta torácica, da artéria pulmonar e das veias cavas e pulmonares.
    Cardiopatias congênitas.
    Pacientes criticamente enfermos ou politraumatizados.
    Rotina cardiológica em pacientes assintomáticos, porém sob situações especiais, como gravidez ou atividade atlética de alta performance.
    Doenças sistêmicas ou de terapêuticas com envolvimento cardíaco.
    Seguimento evolutivo dessas doenças ou avaliação do efeito de medidas terapêuticas.
    Monitorização cardíaca durante procedimentos invasivos (por exemplo: biópsia miocárdica).
     
    Contraindicação
    Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.
     
    Limitações do exame
    Em pacientes que apresentem:
     
    Limitação de janela acústica por interposição de ar ou tecidos (enfisema subcutâneo, doença pulmonar obstrutiva periférica (DPOC), obesidade, prótese mamária, entre outras).
    Limitação de acesso ao tórax (curativos, feridas cirúrgicas, drenos, entre outros).
    A presença de líquidos (por exemplo: derrame pleural ou pericárdico) não costuma prejudicar a imagem devido ao meio líquido ser facilitador da transmissão do ultrassom.
     
    Preparo
    Não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos.
     
    Em crianças, jejum oral de 4 a 6 horas, caso seja necessária sedação para evitar agitação e permitir visualização mais adequada das estruturas cardíacas.
  • Ecocardiograma com Doppler Comum ou Colorido

    O que é?

    Método de diagnóstico que compreende a análise por ultrassom da anatomia e função do coração, bem como da parte dos grandes vasos. Pode ser realizado em pacientes de todas as idades incluindo recém- nascidos.

    Quando é indicada?

    As principais indicações são: avaliação e dimensão das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular, avaliação pós-cirurgia cardíaca, entre outros.

    Contraindicação

    Dependendo da doença específica alguns riscos podem estar envolvidos. É muito importante ter uma boa conversa com o médico antes do início do exame. Na maioria dos casos não há qualquer tipo de risco.

    Como funciona

    Este procedimento é muito simples e indolor. O ecocardiograma é um dos exames de coração menos invasivos.  Dependendo do motivo do exame alguns preparativos podem ser solicitados, entretanto, na maioria das vezes não há necessidade. No dia do exame as joias deverão ser retiradas, assim como as roupas. Um gel aquecido será colocado no peito do paciente e o transdutor percorrerá o corpo na região do coração. Além das leves mudanças de pressão do transdutor nada será sentido. Ao final do exame o gel será retirado, as roupas serão devolvidas e o paciente estará apto a ir embora sozinho.

     Agendamento

    Para agendar este exame ligue para (41) 3013 9000.

    Preparo

    O ecocardiograma não exige nenhum tipo de preparação prévia. Costuma ser rápido, simples e não deixa desconfortos. Jejuns não são indicados e não se faz uso de sedativos, visto que nenhuma dor pode ser causada.

    Tempo de duração

    O exame dura em média de 20 a 30 minutos. O tempo pode variar um pouco dependendo do motivo do procedimento.

     Como é realizado

    Primeiramente o paciente deve retirar todas as joias e outros objetos que possam de alguma maneira atrapalhar no processo. Óculos, aparelhos auditivos e dentaduras não precisam ser retirados. Após isto, este irá deitar sobre uma cama ou uma mesa apoiando o lado esquerdo do corpo. Para dar apoio um travesseiro ou uma cunha pode ser posicionado próximo ao indivíduo. Um monitor ECG, responsável por medir a atividade elétrica do órgão em questão será conectado ao paciente através de eletrodos adesivos. Estes eletrodos também o deixarão conectado a um monitor especial, onde as imagens serão geradas. Durante o procedimento, os traçados produzidos no monitor ECG registrarão a atividade elétrica do coração. Este registro será comparado às imagens produzidas no monitor ecocardiograma.

    Cuidados pós-procedimento

    Após o término do procedimento o paciente está apto a continuar o dia como de costume